VELVET UNDERGROUND E ANDY WARHOL FORA DA EXPOSIÇÃO
Foto: Velvet Underground & Nico - Largo Genaral Osório - Estação Pinacoteca - S.Paulo/SP
Construído em 1914 inicialmente abrigava armazéns e escritórios da extinta Estrada de Ferro Sorocabana, no ano de 1938 é concluído os projetos das novas instalações da companhia ferroviária, que foi arquitetado por Ramos de Azevedo.
Em 1939 virou a sede do Departamento Estadual de Ordem e Política e Social do Estado de São Paulo – DEOPS/SP, o local ficou conhecido pelas torturas realizadas no porão do prédio na época da Ditadura, após a extinção do DEOPS em 1983, o local abrigou a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) até 1997.
No ano de 1999 o prédio foi tombado e virou Patrimônio Histórico. Desde 2004 após ser reformado o prédio abriga a Estação Pinacoteca que traz o Museu Memorial da Resistência, local dedicado à preservação da memória da resistência e da repressão no Brasil a partir da lembrança daqueles que resistiram as atrocidades cometidas em uma época que acreditavam na liberdade de expressão e na democracia. O espaço tenta tocar na conscientização de nosso passado como também acaba nos questionando de quais são nossas ações hoje, e também abrigando exposições temporárias, como a do artista Andy Warhol - Mr. America que fica até 23 de maio, post já comentado. Aproveitando a exposição, associamos a clássica capa da banda The Velvet Underground.
Formado em 1964 na cidade de New York, por Lou Reed vocais/guitarra, Sterling Morrison guitarra, John Cale baixo, Angus MacAlise bateria e Nico vocais e imposição do Artista Plástico Andy Warhol.
Cansado da arte pop, Warhol resolveu entrar na música e financiou o Velvet, mas impôs a entrada de sua amiga Nico na banda, fato que gerou discordância entre os integrantes.
Em 1967 o Velvet lançou o primeiro álbum “The Velvet Undergroung & Nico” com a clássica capa da banana feita por Warhol, à frente de seu tempo a banda trazia uma sonoridade diferente dos padrões tocados nas rádios da época, com letras sobre drogas, sexo e ocultismo o Velvet não agradou ao grande público.
Com saída de Warhol após o lançamento do álbum de estréia, Nico foi dispensada pela banda. Após mudanças de formações lançaram mais alguns álbuns, mas com a saída de Reed o Velvet acabou perdendo sua essência e não resistiram por muito tempo, encerrando as atividades em 1973.
Devido sua ousadia, o Velvet acabou sendo reconhecido somente após o seu término, virando referência para as gerações de bandas de rock que vieram depois.
Foto: Fila para visitar a exposição Andy Warhol - Mr. America.
Mais imagens acesse nosso Flickr.
THE VELVET UNDERGROUND & NICO com Heroin e a clássica capa de Warhol.
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo/SP
Fone: (11) 3335-4990
Funcionamento: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
www.pinacoteca.org.br